A condição de um pavimento é avaliada levantando parâmetros que permitam medir conforto e segurança dos usuários, garantindo trafegabilidade em qualquer época do ano e em diferentes condições climáticas. Afim de auxiliar consultores e projetistas em suas tomadas de decisões por meio de coleta de dados de campo, nós dispomos de equipamentos e equipe técnica treinada capaz de atender as demandas do mercado. Desta forma, podemos citar os principais levantamentos de campo:

AVALIAÇÃO ESTRUTURAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

Equipamentos de avaliação não destrutivo

Os equipamentos empregados em avaliação não destrutivas pela Stratura Asfaltos são:

  1. Carregamento por impacto: Falling Weight Deflectometer (FWD);
  2. Carregamento quase-estático: Viga Benkelman (VB).

1. FWD – Falling Weight Deflectometer

Para avaliação estrutural do pavimento, consideramos as deflexões máximas recuperáveis por meio de deflectômetro de impacto comumente conhecido somente por FWD. Resumidamente, o funcionamento do FWD caracteriza-se pelo uso de um carregamento dinâmico, onde um conjunto de massas em queda livre choca-se contra um sistema de amortecimento de borrachas (buffers), transmitindo a força proveniente deste impacto para uma placa circular segmentada (raio de 15cm), que está em contato com o pavimento. Por meio de um transdutor de pressão ligado ao sistema de resposta da placa circular, ocorre o registro do carregamento aplicado. A partir daí, medem–se as deflexões recuperáveis por meio de sensores de deflexão (sismômetros) posicionados a uma distância conhecida ao longo de uma barra transversal.

  • Equipamento de ensaio não destrutivo de carregamento por impacto;

  • Simulação do efeito da passagem de uma roda em movimento sobre o pavimento (placa de 30 cm de diâmetro; carga medida por célula de carga a 30 m, que corresponde a passagem de um veículo de 60 a 80 km/h);

  • Grande acurácia na medição de deflexões e pequena dispersão das medidas;

  • Operado por uma só pessoa;

  • Precisão e rapidez (até 60 ensaios/hora);

  • Faixa de carga: de 7kN (714 kf) a 120 kN (12.236 kf);

  • DNER PRO 273/96.

2. VIGA BENKELMAN

Para avaliação estrutural do pavimento, também dispomos da Viga Benkelman, que é composta essencialmente de uma parte fixa e uma viga móvel.

A parte fixa é apoiada no pavimento por meio de três apoios reguláveis, sendo a viga móvel acoplada a esta por meio de uma articulação, ficando uma das extremidades (ponta de prova) em contato com o pavimento, e a outra extremidade acionando um extensômetro com precisão de 10-2 mm.

É equipada com um vibrador, que tem a função de vencer o atrito entre as peças móveis e evitar eventuais inibições do ponteiro do extensômetro.

  • Uso mais difundido no Brasil como no mundo;
  • Caminhão de eixo traseiro simples, roda dupla (8,2 tf);
  • Pneus: pressão de 5,6 kgf/cm² ou 80 lb/pol² e dimensões de 10.00 x 20 ou 9.00 x 20;

  • Relações entre a articulação (a/b): 2/1; 3/1; 4/1;
  • Leituras com extensômetro (precisão de 1/100mm).
  • DNER ME 024/94 – Pavimento: determinação das deflexões pela Viga Benkelman;

  • DNIT ME 133/10 – Pavimentação asfáltica – delineamento da linha de influência longitudinal da bacia de deformação por intermédio da Viga Benkelman.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS

As características de atrito por meio da aderência pneu-pavimento nas rodovias e aeroportos representam um papel importante no que diz respeito a segurança e conforto aos usuários.

1. Pêndulo Britânico (Microtextura)

Pêndulo Britânico (microtextura), tem como objetivo executar ensaio de resistência de superfícies úmidas a derrapagem. Medição do coeficiente de atrito através da utilização do Pêndulo Britânico.

O atrito criado entre o pneu de um modal e o pavimento é responsável por manter o direcionamento de um veículo na rodovia, que sofre forte interferência pelas condições climáticas, principalmente da chuva e do excesso de umidade na superfície de pavimento. A presença de água na superfície do pavimento, em contato com pneu, faz com que pressões hidrodinâmicas sejam geradas na zona de contato pneu/pavimento e, dependendo da quantidade de água e da velocidade do veículo, pode ocorrer o fenômeno da hidroplanagem, que é a falta de aderência entre o pneu e a superfície do pavimento impossibilitando a realização de qualquer manobra solicitada pelo condutor.

O atrito entre as superfícies deve ser entendido como a soma de duas parcelas. Uma está relacionada à adesão nos pontos de contato entre as duas superfícies, contato final entre agregados expostos e os pneus. A segunda parcela surge se as irregularidades de uma das superfícies produzirem deformações na outra de maneira a alterar sua forma original.

2. IRI – Irregularidade Longitudinal

Perfilômetro Inercial Laser:

Inicialmente, as condições ou níveis de conforto são avaliados através da medição de irregularidade da via. Por definição, irregularidade é o desvio da superfície da pista em relação a um plano de referência (superfície plana verdadeira), que afeta a dinâmica dos veículos e a qualidade de rolamento.

O International Roughness Index (IRI) consiste numa média retificada das variações computadas do perfil absoluto, sendo representativo dos movimentos verticais induzidos aos veículos por uma banda de frequência percebida tanto nas respostas dos veículos quanto no conforto sentido por seus ocupantes. A escala de medida do IRI é adimensional e utiliza um fator igual a 1.000, podendo, portanto, ser representada em m/km.

3. MANCHA DE AREIA (Macrotextura)

A macrotextura trata a aspereza superficial do pavimento imposta pela protuberância causada pelo agregado.

Está relacionada ao atrito em velocidades superiores a 50km/h; à capacidade do pavimento em drenar a água superficial evitando o fenômeno da hidroplanagem; à formação de spray; à formação do espelho noturno; ao desgaste dos pneus e a excessivos níveis de ruído.

A distribuição granulométrica, as características dos agregados (forma, tamanho etc.) a dosagem da mistura e o processo construtivo influenciam muito na macrotextura final do pavimento. A maneira mais difundida de medição da macrotextura é através do ensaio de mancha (ou altura) de areia normalizado pela ASTM D965-15.